Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

Distensão muscular

    Geralmente a distensão ocorre em esportes que exigem um grande esforço muscular explosivo em um curto espaço de tempo. Distensão é uma ruptura muscular, para melhor compreendermos está lesão e necessário entender a gravidade e o significado. Distensão : e um grau de ruptura de fibras musculares, na junção músculo-tendão  ou na inserção óssea de uma unidade músculo-tendíneo, podendo ser parcial ou completa, envolvendo três graus de ruptrua.; quando excede sua resistência natural. Lembrando que as atividades esportivas podem causar inúmeros tipos de rupturas musculares.  


Possíveis causas:
- sobrecarga excessiva (sobrecarga excêntrica - lenta a favor da gravidade, alongando o músculo na medida que desesenvolve tensão e se contrai para controlar o movimento realizado), junção do músculo com o tendão.
- mudança entre contração excêntrica e concêntrica (contração concêntrica: rápida, contração excêntrica: lenta; alongando o músculo).
-  parada repentina.
-  combinação de aceleração e desaceleração rápida em viradas(curvas).
- treinamento inadequado.
- exceder o limite do musculo.
- Etc.

Obs.: As distensões costumam acontecer em músculos que movimentam duas articulações.

Sintomas: 
- Dor aguda ao contrair o músculo lesionado em questão.
- Dor em rupturas parciais por inibir a ação do músculo.
- sensibilidade e inchaço na região afetada.
- equimose.
- pode haver espasmo muscular.


Graus de ruptura:
Grau 1 (leve): consiste em 5% da ruptura de fibras musculares. Não a perda de força é nem restrição muscular.
Grau 2 (moderada): ruptura mais significativa, porém não completa. Podendo compromete o movimente do músculo afetado. Obs.: a dor vai graduando mediante a contração muscular.
Grau 3 (grave):  ruptura completa do músculo. Comprometimento do movimento.

Recuperação: o músculo ira forma novas fibras musculares, cicatrizando o local da lesão. Porem as novas fibras musculares será mais curtas e menos flexíveis. E importante que o atleta (paciente) siga um tratamento de reabilitação em longo prazo, para que não ajam maiores comprometimentos.



 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário