Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Genuvalgo, Genuvaro no esporte



Genu valgum : deformação do membro inferior caracterizada por um desvio para fora da perna, com medialização do joelho. Genuvalgo envolve as articulações dos joelhos e dos cotovelos, onde, através de observação durante a avaliação postural com o auxílio de raios X em posição frontal, sempre com o indivíduo em posição ortostática (em pé) e em posição anatômica, nota-se que estas articulações tendem para "dentro" de suas linhas medianas, sobrecarregando assim as estruturas laterais das mesmas.

Genu varaum: situação que envolve as articulações dos joelhos e dos cotovelos, onde, através de observação durante a avaliação postural com o auxílio de raios X em posição frontal, sempre com o indivíduo em posição ortostática (em pé) e em posição anatômica, verifica-se que estas articulações tendem para "fora" de suas linhas medianas, sobrecarregando assim as estruturas medias das mesmas.

Possíveis causas : 
- Hipertrofia da musculatura lateral da coxa ( devido esse ser uma possível causa do genuvalgo, e semptre interessante manter um equilíbrio da musculatura)
- Hipotonia da musculatura medial da coxa ( genuvalgo)
- Obesidade ( importante manter o controle de peso)
- Falta de cálcio 
- etc.
- Doença de Blount ( genuvaro)

Obs.: pode se adquiri durante a gestação a infância entre outros; é e onde deve ser notada, para levar a criança, adolescente ou adulto em um especialista para maiores informações, pois podem ser diversos os motivos. Dependendo do caso pode até ser cirúrgico.

No esporte (TAE KWON DO): Observamos que, na maioria dos casos, tanto para genuvaro como o valgo dos joelhos, as oscilações encontram-se associadas às "rotações", que podem ser internas ou externas, tratando-se este fato de uma "torção" que acontece no centro da articulação. No esporte como o Tae kwon do é importante ser dito a não recomendação do esporte para pessoas que a qual tem, um grau muito elevado de genuvaro e valgo, já que o esporte consiste em quase 100% dos movimento realizados com as pernas é consiste em muitas rotações de quadril o que pode se prejudicial a integridade física deste indivíduo. Ex.: alongamento inadequados, alto contado que pode residir em um trauma ou até mesmo uma fratura, rotações forçadas, etc.


Colesterol bom e colesterol ruim (lipoproteínas)

Função das lipoproteínas é quais são: 
Atuam no transporte de lipídios no sangue. São lipoproteínas: VLDL (proteínas de densidade muito baixas), HDL (colesterol bom), LDL (colesterol ruim), Quílomicrons, Albumina. 

HDL: transporta colesterol da artéria para o fígado( retira lipídios dos tecidos), possui alta densidade.
LDL: transporta colesterol para os tecidos, inclusive para a artéria ( deposita lipídios nos tecidos). Possuim baixa densidade. Muito lipídio na artéria pode obstruir a passagem sanguínea levando a um infarto, AVE entre outros.

O acumulo de LDL obstruiu parcialmente a passagem sanguínea da artéria.


 
O HDL E LDL devem estar  em homeostasia (equilíbrio; ambos são bons). Ex.: excesso de HDL e uma redução de LDL provoca deficiência hormonal, deficiência de síntese de membrana ( a membrana é formada por uma dupla camada lipídica). Ainda defendo a tese de que nada e 100% mal é nada e 100% ruim, é preciso manter os dois em um equilíbrio.


Alface engorda? Mito ou verdade? 
VERDADE
Sim alface engorda. O alface e um alimento rico em um carboidrato chamado celulose. Contém muita energia, contudo nosso organismo não possui enzimas capaz de degredar essa celulose (carboidrato), logo não utilizamos de energia.
Obs.: é relevante a quantia.  

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA)

 Ligamento cruzado anterior (LCA):  é um dos principais ligamentos estabilizadores da articulação do joelho, estendendo-se para dentro da articulação, desempenhando também um importante papel no sentido da propriocepção. Insere-se na parte anterior do platô tibial, estende-se para cima e para posterior e se insere na face medial do côndilo femoral lateral.Comimente é traumatizado e rompido de diversas formas em modalidades esportivas que demandam esforços de torção do joelho ou aqueles que envolvem rápida desaceleração de movimentos. O papel exercido na propriocepção pelo logamento cruzado é tão importante como o controle da articulação como um todo.

As lesões do LCA: ocorrem principalmente durante a prática de desportos como futebol, basquetebol, esqui, tae kwon do etc, nos quais o pé está fixo no chão e a perna e rodada é rodada com o corpo. A ruptura do LCA é uma lesão frequente, invalidante e evolutiva, ocupando o tratamento cirúrgico e a fisioterapia que ocupa um lugar extremamente importante nesses casos.

O tratamento cirúrgico tem apresentado um grande desenvolvimento nos últimos anos, devido ao avanço tecnológico nas alternativas de enxerto e métodos de fixação. O tratamento é realizado através da substituição do ligamento lesado por um enxerto substituto. Este enxerto pode ser uma parte do tendão rotuliano, ou tendões dos isquiotibiais, do próprio paciente ou enxertos de cadáveres (ex.: tendão calcâneano). A sutura directa do ligamento rompido não apresenta bons resultados. O objectivo na cirurgia é colocar o enxerto substituto na localização e tensão ligamento original. O enxerto pode ser fixado através de parafusos, fios, pinos e arruelas.


Obs.: Quando a um rompimento do LCA temos como principais suspeitas: fortes dores, impossibilidade de pisar no chão e não sentir dor ou andar, edema (aumento da articulação), extravasamento deste líquido, presença de hemartrose  aguda é indicadora de lesão do LCA.

O esporte e suas implicações na saúde óssea de atletas adolescentes


A adolescência é um período fundamental para a aquisição da massa óssea. Em adolescentes atletas, o pico de massa óssea pode apresentar maior incremento, em virtude do estresse mecânico imposto aos ossos pelo exercício físico praticado.
O objetivo desta revisão foi investigar o papel do treinamento esportivo vigoroso e precoce sobre a saúde óssea de atletas adolescentes. Através da revisão da literatura científica, envolvendo adolescentes atletas de diferentes modalidades e de ambos os sexos, é possível inferir que a densidade mineral óssea é potencializada pelos exercícios, quando grupos de atletas são comparados com grupos de controle. Entretanto, muito se discute na literatura quanto à recomendação da intensidade adequada da prescrição de exercício físico para população adolescente, uma vez que, caso o treinamento se torne muito extenuante, os benefícios gerados pela atividade sobre a saúde dos ossos podem ser minimizados ou anulados.
Embora muita controvérsia ainda envolva o tema, independente do tipo de esporte praticado, o aumento de intensidade do treinamento deve ser razoável e coerente com as metas, sendo enfatizado treinamento seguro e eficaz para cada uma das faixas de idade e momentos da maturação biológica, independente dos calendários competitivos. Palavras-chave: Adolescência. Esporte. Massa óssea. Exercício físico. Densidade mineral óssea.

méritos : portal da fisioterapia.

Câimbra


Definição:  câimbra muscular é: 1. encurtamento involuntário doloroso do músculo que parece ser desencadeado por estímulos;2. espasmo doloroso de um músculo; 3. cólica intestinal ( a câimbra pode atingir um ou mais músculos ao mesmo tempo. Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contrações).

Regiões mais afetadas : 
- Panturrilhas ou Tríceps sural 
- Músculos posteriores e anteriores da coxa 
- Pés
- Mãos 
- Pescoço
- Abdômen 

Causas Básicas :
- Atividade física rigorosa 
- Desidratação ( atenção para quem faz uso de diuréticos)
- Gravidez
- Fadiga muscular
- Posições incomodas 
- Excesso de ácido láctico 
- Isquemia (vascular)
- miopatia alcoólica (neuromuscular) 
- Etc. 

Prevenindo cãibras 
Previna as cãibras antes que elas comecem, fazendo aos atletas as seguintes recomendações: 

- Beba muito líquido para ficar hidratado durante o exercício; 
- Reponha níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados e transpiração abundante com uma bebida esportiva/isotônico
- Assegure uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal) e descanse os músculos após um treino intenso. 


Soluções rápidas para cãibras 
Quando as cãibras aparecerem durante um exercício ou competição, tome as seguintes medidas: 

- Alongar. Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos. 

- Massageie a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sangüínea e ao movimento de líquidos na área. 

- Estimule a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora.




Dúvidas comuns no esporte